segunda-feira, 8 de março de 2010

Suportes para a escrita



A escrita egípcia utilizou suportes muito diversificados, sendo escolhidos de acordo com as inscrições e sua disponibilidade.O suporte mais antigo foi a pedra, pois, além de ser bastante resistente, o que tornava a escrita mais duradoura, era um material abundante ,ao qual se podia dar várias formas. Até mesmo as estátuas e sarcófagos serviam de fundo para a escrita, outra base antiga foi a argila, porém por ser frágil e difícil de se conservar foi substituída. As mandíbulas de alguns animais serviam também para a realização de inscrições sem importância.

A escrita nas estátuas

Os egípcios utilizavam a escrita nas estátuas, em tipos de pedra diversificados .Cada inscrição continha um valor ritualístico pois, ajudava a identificar o personagem representado.Chegou-se até a criar um modelo novo de escultura, a estátua-cubo, para obter mais espaço para as inscrições.

O suporte mágico

No principio,os egípcios usavam selos cilíndricos para escrever na argila. Depois, começaram a utilizar a forma do escaravelho, sendo um excelente exemplo da relação entre suporte e escrita. No escaravelho de coração, costumava aparecer a sexta formula do Livro dos Mortos.

O papiro

O papiro, fabricado com o caule de um tipo de junco que cresce no Delta, era o suporte básico utilizado pelos escribas. O caule era cortado em laminas que aderiam umas às outras, formandos folhas, as quais, eram enroladas e guardadas em jarros. Era facilmente reutilizado, pois, também se podia escrever no verso.O único inconveniente era o elevado preço, tornando-o apenas para fins administrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário