segunda-feira, 8 de março de 2010

Os mistérios das pirâmides



A função para a qual as pirâmides foram construídas é conhecida desde a Antiguidade. Contudo, os textos históricos nunca satisfizeram completamente a curiosidade que essas construções tão imponentes despertam. Já durante a Idade Média, antes de os arqueólogos e aventureiros europeus chegarem ao Egito, vários califas mandaram abrir esses túmulos para saberem que segredos escondiam em seu interior. Os problemas técnicos que a sua construção implicava e a forma tão característica que apresentam suscitaram ousadas teorias, com as quais se pretendeu explicar as incógnitas que cercam esses monumentos.

É bom saber

A exploração do interior das pirâmides não foi fácil. Por vezes, o teto era tão baixo que era preciso andar de cócoras. Outras vezes, a inclinação e os degraus muito altos faziam do acesso uma escalada, obrigando o visitante a segurar-se com as mãos para não cair ou recuar.

O revestimento das pirâmides foi arrancado e utilizado na construção de edifícios das proximidades.

O rosto da esfinge, já muito deteriorado no século XIX, é um retrato do faraó Khafré.

O interior das pirâmides

A estrutura inferior das pirâmides apresentava algumas variações, porém, muitas delas possuíam três câmaras, cujo acesso se fazia por meio de estreitos corredores. Alguns estudiosos dos fenômenos esotéricos identificaram essas três câmaras com os três pontos vitais do homem: o coração, o cérebro e os órgãos reprodutores. Por outro lado, algumas pessoas veem as pirâmides como templos em cujas câmaras os recém-iniciados de certas doutrinas ocultistas aprendiam a separar o espírito e o corpo, assistidos por homens santos do grupo.

Teorias

Alguns autores relacionam a construção das pirâmides com elementos estranhos à cultura faraônica, que consideram desprovida do desenvolvimento tecnológico necessário à construção de edifícios tão complexos. Outros atribuem essa perfeição à pressença extra-terrestre no nosso planeta. Outros ainda, associam-na à existência de uma civilização muito avançada em um período anterior à Idade Antiga. A forma geométrica das pirâmides, com sua ampla base quadrada e o vértice apontado para o céu, levou a pensar que podiam ter sido construídas para concenntrar a energia renovadora presente no Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário