segunda-feira, 8 de março de 2010

Akhenaton, o primeiro monoteísta



Foi nomeado sumo sacerdote de Rá, deus do sol, em Heliópolis e coroado faraó no templo de Amon em Karnak. Durante os reinados de Tutmés IV e de Amenhotep III, o clero de Amon fora substituído pelo de Rá e introduzira-se o culto a Aton,deus universal, criador de todas as coisas. No quarto ano de seu reinado, Amenhotep IV assumiu o nome de Akhenaton e construiu uma nova capital em um novo local. Com isso, se iniciava a revolução armaniana, que afetaria todos os domínios da vida egípcia.


Para dar inicio a sua revolução, Akhenaton procurou o apoio do clero de Heliópolis. Mandou fechar todos os templos, retirou os privilégios dos sacerdotes e confiscou todas as possessões das casa religiosas. Como sacerdote de Aton e grade vidente, não aceitava a autoridade do sumo sacerdote de Amon. Suprimiu o culto a Osíris, pois o destino no Além dependia da lealdade ao faraó. Esse fato foi um erro, uma vez que o povo continuou a adorar os deuses antigos. O culto a Aton não criou raízes entre o povo, nem mesmo na capital, onde ainda se encontravam estatuetas de deuses como Bes.

Antes de morrer, Akhenaton associou o trono a um personagem, Semenekhkaré. Esta co-regencia durou quase dois anos. Contudo , o reinado de Semenekhkaré foi breve, pois, morreu poucos meses depois de Akhenaton. Para reforçar o poder ,casara-se com Meritaton, filha de Akhenaton. Alguns estuduosos acreditavam que Semenekhkaré,fosse irmão do faraó.

Curiosidades

♦ Meritaton que se tornara a esposa principal de Akhenaton após a morte de Nefertiti,era a própria filha do faraó.Quando ele morreu,casou-se com Semenekhkaré,embora alguns pensem que este tenha sido apenas o nome que ela adotou para poder reinar.Meritaton morreu pouco antes de Semenekhkaré,que reinou somente dois anos.
♦ O pai de Nefertiti,foi um alto funcionário no reinado de Akhenaton.Tinha o cargo de ministro principal e titulo de “pai do deus”.Quando Tutâncamon morreu,casou-se Ankhesenamon e ,mais tarde,tornou-se faraó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário